R - Os Passadiços do Paiva têm uma distância total de cerca de 8000 metros.
R - O trajeto percorrido é linear, com desníveis acentuados. Ao longo dos Passadiços, percorrem-se três troços de terra batida e existem locais onde se sobem/descem escadas.
R - O nível de dificuldade do percurso é alto.
R - O percurso, sendo linear, tem uma duração média de cerca de 2h30 (um sentido).
R - O percurso no sentido Areinho-Espiunca é o menos exigente a nível físico, no entanto, no caso de fazer ida e volta, é aconselhável iniciar o percurso na Espiunca.
R - A entidade responsável pelos Passadiços do Paiva, assim como pela gestão e manutenção dos mesmos é a Câmara Municipal de Arouca.
R - Os Passadiços não encerram ao público, estão abertos durante todo o ano, salvo condições especiais.
R - Sim, existe um limite diário de entradas nos Passadiços.
R - Sim, é possível visitar os Passadiços em qualquer dia, salvo exceções especiais relacionadas com condições atmosféricas adversas ou trabalhos de manutenção. No entanto, o encerramento da infraestrutura será avisado através do site dos Passadiços e da Câmara Municipal de Arouca, pelo que deve estar atento e fazer a consulta/confirmação o mais próximo possível do dia da sua visita.
R - Por favor consulte os horários aqui!
R - Não há limite de tempo para percorrer os Passadiços, desde que cumpra com o horário de abertura e encerramento ao público.
R - Qualquer pessoa pode percorrer os Passadiços, desde que respeite o conjunto de normas e condutas patentes nas duas extremidades dos Passadiços (Espiunca e Areinho).
R - O percurso não está adaptado para pessoas com cadeira de rodas.
R - Depende da preparação física da pessoa. O nível de dificuldade do percurso é considerado alto.
R - Sim, é necessário efetuar reserva para percorrer os Passadiços do Paiva e deverá fazê-lo na Central de Reservas disponível no portal https://reservas.passadicosdopaiva.pt. Para saber o custo de entrada, consulte o preçário em aqui
R - Não há descontos para grupos.
R -Para visitar os Passadiços deve proceder à respetiva reserva através da plataforma disponível no endereço https://reservas.passadicosdopaiva.pt.
R - O processo de reserva de bilhete para os Passadiços do Paiva efetua-se através do endereço https://reservas.passadicosdopaiva.pt. No ato de reserva, terá de indicar algumas informações básicas como nome e a morada, o dia de visita e o ponto de entrada em que pretende iniciar o percurso. Após efetuado o pagamento será confirmada a sua reserva através do envio, por e-mail, de um bilhete que terá de imprimir ou gravar no seu telemóvel e apresentar no dia de visita aos Passadiços.
R - Não. A visita aos passadiços implica sempre uma reserva. No entanto, se não tiver tido oportunidade de reservar, pode procurar obter o seu ingresso na Loja Interativa de Turismo de Arouca (pagamento exclusivo em dinheiro). O valor de entrada terá um custo acrescido, não há venda de bilhetes nas entradas dos Passadiços do Paiva e só será possível comprar este bilhete se existir disponibilidade diária de visitas.
R - As reservas para visitas de grupo serão efetuadas através da “Central de Reservas” disponível no endereço https://reservas.passadicosdopaiva.pt.
R - Pode efetuar o pagamento através de cartão de crédito (Visa e Mastercard) e Multibanco.
R - Tem que mostrar o bilhete que é emitido no ato da sua reserva. Deve guardar este documento até ao final da visita.
R - O documento é essencial para permitir a sua entrada. O mesmo pode ser apresentado em versão papel ou no telemóvel.
R - Não. Pode solicitar um só bilhete de grupo.
R - Se efetuar a reserva e não comparecer no dia da visita perde a reserva. Não haverá lugar a reembolso.
R - Após a emissão do bilhete (reserva) não há possibilidade de cancelar a reserva. Pode sim, solicitar remarcação da reserva no portal https://reservas.passadicosdopaiva.pt/pt/remarcacao até 2 dias antes da data inicial da visita. A remarcação pressupõe pagamento de uma taxa correspondente a 50% do preço do bilhete pago. Para mais informações, consulte as Normas de Utilização dos Passadiços do Paiva.
R - Não é possível efetuar alterações.
R - Não há possibilidade de alterar o pórtico de entrada selecionado após a compra do bilhete. Ou seja, caso adquira um bilhete com entrada pelo pórtico do Areinho, terá que entrar, obrigatoriamente, por essa entrada.
R - Pode proceder à remarcação da reserva no portal https://reservas.passadicosdopaiva.pt/pt/remarcacao até 2 dias antes da data inicial da visita. A remarcação pressupõe pagamento de uma taxa correspondente a 50% do preço do bilhete pago. Para mais informações, consulte as Normas de Utilização dos Passadiços do Paiva.
R - Sim, existem causas, tanto naturais (incêndios, condições meteorológicas adversas, etc.) como motivos de manutenção. Nestes casos de encerramento, os visitantes, com bilhete para esse dia receberão uma mensagem para reagendar a visita. Recomenda-se ainda a consulta prévia, no dia que pretende visitar os passadiços, do site oficial dos Passadiços e o site do Município de Arouca.
R - Para chegar aos Passadiços do Paiva deverá optar pelos seguintes acessos:
Vindo do Norte (via A1): Saída Santa Maria da Feira > São João da Madeira > Vale de Cambra > Arouca > Areinho
Tempo estimado de viagem: 60 minutos
Vindo do Norte (via A32): Saída Carregosa/Pindelo > Vale de Cambra>Arouca > Areinho
Tempo estimado de viagem: 50 minutos
Vindo do Sul (via A1): Saída Estarreja>Oliveira de Azeméis>Vale de Cambra > Arouca > Areinho
Tempo estimado de viagem: 60 minutos
Vindo do Interior (via A25): Saída Porto A1 > Oliveira de Azeméis > Vale de Cambra > Arouca > Areinho
Tempo estimado de viagem: 65 minutos
Vindo de Cinfães/Castelo de Paiva/Castro Daire: Estrada Nacional 225 > Alvarenga > Areinho
Tempo estimado de viagem: 10 minutos
Os Passadiços do Paiva localizam-se nas margens do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro.
Coordenadas:
Espiunca: 40°59'34.67"N 8°12'41.19"W
Areinho: 40°57'9.68"N 8°10'33.05"W
R - Sim, existem zonas de estacionamento de viaturas junto às entradas de Espiunca e Areinho. A sua utilização é gratuita.
R - Sim
R - Existem táxis nas extremidades dos passadiços (Areinho e Espiunca).
R - Sim, existem WC’s disponíveis nas extremidade dos Passadiços – Areinho e Espiunca e na Zona de Recreio e Lazer do Vau a meio do percurso.
R - Existem caixotes do lixo nas extremidades e a meio do percurso. Qualquer lixo deverá ser depositado nos respetivos caixotes e não no chão. Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo, para trazê-lo de volta.
R - Existem locais de merenda autorizada nas Zonas de Lazer e Recreio da Espiunca do Vau e Zona Balnear do Areinho. No entanto não deve fazer lixo, ruído, instalar tendas, nem incomodar os restantes visitantes.
R - Sim, nas extremidades e a meio do percurso.
R - À entrada deve apresentar o seu bilhete junto do assistente e cumprir o ponto de entrada mencionado no bilhete. Apela-se ao cumprimento das normas e condutas de segurança.
R - Há possibilidade de sair a meio do Passadiço, na Zona de Lazer e Recreio do Vau.
R - Este é um percurso que exige atenção cuidada, o cumprimento das normas e conduta de segurança. Recomenda-se a leitura e conhecimento das normas e recomendações, disponíveis nas extremidades dos Passadiços e na página oficial da infraestrutura.
R - Não.
R - Não é permitida a entrada de animais.
R - Sim há rede durante todo o percurso dos Passadiços.
R - Em caso de emergência e para sua segurança, ao longo do percurso, existem telefones SOS aos quais poderá recorrer. Dirija-se a um dos assistentes, leve consigo o contato dos bombeiros locais (256 944 122) ou ligue o 112.
R - Do visitante espera-se uma atitude de respeito para com a paisagem natural envolvente, rodeada de fauna e flora protegidas. Uma atitude consciente dos visitantes, respeitando a paz natural do local, as pessoas que o visitam e o espaço envolvente.
R - No percurso dos Passadiços é recomendável o uso de roupa desportiva, calçado confortável e chapéu, nos dias de maior calor..
R - Se fizer o percurso ida e volta sugerimos que inicie na Espiunca. Se pretender fazer apenas num dos sentidos tem duas alternativas: se tem facilidade em subidas, deverá optar por iniciar o percurso na Espiunca. Quem apresentar algumas dificuldades, deverá iniciar o percurso no Areinho, uma vez que o mesmo se torna mais fácil.
R - Os Passadiços do Paiva podem ser feitos ao longo de todo o ano. Tendo em conta a relevância da biodiversidade do local, da sua alteração ao longo das 4 estações do ano, assim como das alterações no caudal do rio, qualquer época apresenta as suas especificidades, possibilitando pelo menos 4 experiências diferenciadoras e igualmente ricas.
R - Não pode correr nos Passadiços. Trata-se de uma infraestrutura feita com o objetivo de usufruir da paisagem envolvente, num ambiente calmo, em lazer e recreio.
R - Deve apresentar apenas o bilhete.
R - A partir dos 10 anos, inclusíve.
R - É permitida a entrada de crianças, desde que acompanhadas pelos pais e sob responsabilidade exclusiva dos mesmos..
R - É possível realizar visitas guiadas/interpretadas aos Passadiços e para tal, deve contactar as empresas de especialidade em https://reservas.passadicosdopaiva.pt, dentro do ícone “Visitas Interpretadas” ou a Associação Geoparque Arouca através do portal www.aroucageopark.pt, menu “Explorar” e “O que fazer”.
R - Ao longo dos Passadiços do Paiva, encontramos uma harmoniosa e inigualável paisagem natural. Ao percorrer os 8 quilómetros de Passadiço poderá desfrutar da natureza em estado puro, onde a biodiversidade do local nos mostra espécies em vias de extinção na Europa. Irá fazer uma viagem pelo passado, com mais de mil anos de história, onde encontrará cinco geossítios. Os Passadiços do Rio Paiva permitem o acesso a duas Zonas de Recreio e Lazer e uma Zona Balnear, onde se pode refrescar durante o percurso e permite o acesso a uma ponte suspensa (cuja passagem não é obrigatória), na Zona de Recreio e Lazer do Vau. São 8 km que proporcionam um passeio rodeado de paisagens de beleza singular, num autêntico santuário natural. Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia da região.
R - Pode-se recolher mais informações sobre os Passadiços do Paiva no portal oficial dos Passadiços do Paiva ou através da Loja Interativa de Turismo de Arouca, situada na Rua Abel Botelho, nº 4. (Telefone: 256 940 258 / E-mail: turismo@aroucageopark.pt). A gestão e manutenção dos Passadiços do Paiva são asseguradas pela Câmara Municipal de Arouca.
R - Não. Qualquer intenção de ação coletiva ou outro tipo de manifestação nos Passadiços, depende da aprovação do Município de Arouca.